"

Yoga, união da mente e corpo

Posted By: tatiana on fev 18, 2012 in Índia, Por onde andei

Yoga, no idioma milenar Sanskrit, significa a união da mente e do corpo. É uma prática para atingir a realização pessoal, acalmar o espírito, curar o corpo de eventuais doenças e atingir a iluminação através da purificação da alma.

Uma das mais conhecidas tradições filosóficas do hinduísmo e se tornou também uma das práticas mais conhecidas do mundo ocidental. Yoga não é vista como uma religião, e sim uma forma de ascensão espiritual, onde através de exercícios específicos, o corpo disciplinado influência na conscientização da mente para um estado pleno e presente.

Os yogis mais avançados dizem ter atingido um nível tão profundo em que eles têm total controle do corpo, alguns dizem conseguir levitar e até mesmo controlar seus metabolismos, como o batimento cardíaco.

Há algumas interpretações da prática da yoga, a Raja Yoga por exemplo, rejeita a idéia do corpo como uma ilusão, a Hatha Yoga usa os métodos de liberação da alma trabalhando de forma disciplinada o corpo para atingir uma nova forma física que é imune ao “karma” e doenças.  Uma vez purificado, o corpo atinge uma estado de êxtase, “samadhi”, e através da intensa meditação, a alma se desconecta do corpo atingindo a iluminação. A Kundaline Yoga busca a união de Shiva e Shakti dentro do corpo do yogi.

As mais antigas representações da prática da Yoga vem há 5.000 atrás, encontradas nas escavações dos vales de antigas civilizações onde hindus residiam. Essas imagens mostram o yogi sentando com as pernas cruzadas em um estado meditativo. Essa posição é atribuída a Shiva em sua forma de Pashupati.

A primeira referência escrita da Yoga, foi encontrada na Rig Veda, o documento mais antigo da literatura hindu, escrita há mais de 3.500 anos atrás. Logo depois disso, há cerca de 2.000 anos atrás, foi encontrada uma compilação de 196 aforismos conhecidos como Yoga sutras de Panthanjali. É uma forma de yoga ou caminho para a meditação profunda para atingir a iluminação através de 8 passos, conhecidos como Ashtanga:

- Yama: remoção das atitudes: violência, mentira, roubo, sexo ilícito e materialismo

- Niyama: absorção dos conceitos: pureza, contentamento, austeridade, aprendizado e redenção

- Asana: estado meditativo. Hoje, o termo asana, é usado para as posições da Yoga.

- Parnayama: controlar os pensamentos através da consciência e respiração

- Pratyahara: a conscientização do indivíduo é internalizado para que as sensações do corpo (olfato, paladar, audição, tato e visão) não atinjam o centro do cérebro

- Dharana: estado meditativo em que a mente se acalma, afastando pensamentos e anulando a conscientização de ser

- Dhyana: é o estado em que a consciência do estado meditativo desaparece e a consciência de ser se torna o foco da mente

- Samadhi: liberação, é o estado final do Samadhi, onde o yogi se desprende também da consciência de ser e se torna uma única divindade, corpo e mente.

A Hatha yoga Pradipika, organizada pelo mestre yogi Swatmarama no século 15, descreve a prática como uma escada em direção a Raja Yoga. É o estado  preparatório da purificação do corpo chamada shatkarmat, que desenvolve e aprimora o estado físico do yogi para atingir um estado meditativo profundo. A palavra Hatha é a composição de duas palavras: Ha e Tha, que significam o sol e a lua, os principais canais energéticos. Esses precisam estar alinhados e em total funcionamento para que a pessoa consiga atingir o estado de dhyana ou samadhi.

Yoga e suas inúmera interpretações, tem de fato um resultado positivo sob o corpo e a mente. A sua prática constante, é capaz de curar diversas doenças, além de oferecer clareza nos pensamentos, calma e controle das emoções. Sim, são muitas as formas de Yoga, mas todas elas tem o mesmo fim: a saúde do corpo, da mente e a ascensão espiritual.

[Voltar]

Discussion - 12 Comments

  • Joao Veloso fev 20, 2012 

    Muito boa a explicação!!! Mas na pratica a yoga não é tão prazerosa como ele diz (pelo menos pra mim) hahaha

    Responder
    • tatiana fev 21, 2012 

      Pois é João, acho que vc precisa de mais prática… ou realmente não é a sua, também é possível… Acho que na verdade cada um tem um estilo e formas diferentes de procurar o equilíbrio; seja fazendo yoga, cooper ou andando de moto ; ) beijos

      Responder
  • Tiare fev 22, 2012 

    Gostei da explicacao dos mocos, mas para nos ocidentais, que nao partilhamos toda essa sabedoria espiritual e mental desses indianos, essa Yoga autentica e fiel a cultura hindu e meio impossivel…..
    Mais pontos para a Bikram Yoga, que foi desenvolvida por um indiano que AMA o ocidente e vive em LA!!!!!!
    Acho que nao sera nesta passagem pela India que vc tera tempo e disposicao Yogar, ne?
    BEIJOS e saudades

    Responder
    • tatiana fev 22, 2012 

      É, concordo. Tudo muito transcendental demais… vale algumas dicas e claro, a busca. Mas Bikram é mais a minha praia também! Yoguei um pouco sim, lá em Pushkar, onde fiz essa entrevista. E tenho feito sozinha, no hotel… Mas tô com saudades de Bikram! beijos

      Responder
  • Prudence Neihart abr 05, 2012 

    I went over this website and I believe you have a lot of fantastic info, saved to bookmarks (:.

    Responder
    • tatiana abr 05, 2012 

      Hi Prudence! Thank you for following Motto Slow Travel!

      I am glad you have enjoyed it and I hope to continue providing interesting content.

      Please, keep coming back!

      Tatiana Perim

      Responder
  • Lou Gliues abr 26, 2012 

    excellent items altogether, you just gained a brand new reader. What could you recommend with regards to your post which you made some days in the past? Any good?

    Responder
    • tatiana abr 26, 2012 

      Thanks Lou! I recommend you to be im peace with your body and mind, always. Just find your own method, if it’s thru yoga, great, if not, find a way to achieve that…. I think by doing that, we add color to our life.

      : )

      Tatiana

      Responder
  • drzwi mai 02, 2012 

    Thanks for one’s marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you can be a great author.I will be sure to bookmark your blog and will come back in the foreseeable future. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice evening!

    Responder
    • tatiana mai 03, 2012 

      Thank you ; )

      Responder
  • helena jun 03, 2015 

    Oi Tatiana, seu site está maravilhoso e diferente! onde você encontrou essas pessoas maravilhosas? vou visitar a Índia e gostaria de ir nesse local!

    Responder
    • tatiana jun 03, 2015 

      Oi Helena, obrigada por seguir! Pois é, quando se viaja assim, nesse mote slow travel, acaba se conhecendo muita gente bacana!

      Aproveite muito a India, é um lugar transformador!

      beijos,

      Tatiana Perim

      Responder

leave a comment

Instagr.am