O paladar vietnamita é bem curioso, vai do veganismo ao extremo carnivorismo. Quando digo extremo, não estou exagerando. Eles comem de tudo: cachorro, gato, cobra, rato, inseto, vaca, porco, cabra, sapo, galinha, pato, peixe…
Extremo.
Eu fui bem básica nas minhas aventuras culinárias. Me limitei a comida vegetariana e frutos do mar. Até porque desde que estive na Índia, deixei de comer carne vermelha por respeito ao costume e religião local. E no Vietnã, decidi de vez não comer qualquer outra carne a não ser peixe ou frutos do mar por respeito aos animais. Vi tanto sofrimento e crueldade com os animais nesse país que decidi só comer aquilo que conseguiria matar. Jamais mataria uma vaca, um porco ou uma galinha para o jantar. Já um peixe, não teria problema nenhum em pescar e jogar na brasa. E foi o que fiz durante o curso de culinária de 4 dias no Hanoi Cooking Centre. Lá aprendi a preparar comidas da costa, culinária vegana, churrasco de peixe e saladas. Receitas extremamente simples e ultra saborosas.
A culinária vietnamita tem como base o nuoc-mâm, condimento preparado à base de peixe fermentado. Esse tempero é utilizado em quase tudo: molhos, temperos, arroz, saladas… mas é muito importante saber escolher um bom nuoc-mâm. É preciso observar a cor do líquido, que deve ter uma coloração semelhante a um chá de mate. Ele deve estar armazenado em uma garrafa de vidro, e ao chacoalhá-la, é preciso notar muitas bolhas que demoram a desaparecer. Caso contrário, o condimento é de má qualidade e com certeza trará um sabor de entranhas de porco para a comida. Pelo menos essa foi a minha sensação…
Essa é a melhor marca de nuoc-mâm
Na culinária vietnamita não há cozimentos complicados. Uma frigideira e hashi já são suficientes para fazer uma refeição completa e deliciosa.
Caracterizada pela mistura e equilíbrio dos sabores e aromas, a cozinha vietnamita é sofisticada, delicada e sutil. A orquestração inteligente dos elementos azedo, salgado e doce proporciona uma harmonia inigualável. O arroz é onipresente, na sua forma original ou como ingrediente, seja como panqueca, folha de arroz ou macarrão. Assim como a pimenta vermelha, que é também base de vários pratos. Interessante notar como os vietnamitas utilizam quase tudo para cozinhar. Por exemplo, um bananeira pode proporcionar as folhas, as flores e a própria fruta (mesmo que verde) para uma salada.
Flor de bananeira
Os vietnamitas são realmente criativos na cozinha. Talvez a escassez de alimentos que os perseguiram durante décadas, fez com que essa culinária se tornasse inovadora, simples e interessante. Ela traz algumas soluções geniais e alguns recursos bem chocantes.
Utilizam um líquido do estômago do inseto para temperar algumas comidas
Informações sobre a escola:
Hanoi Cooking Centre
http://hanoicookingcentre.com/
44 Chau Long Street
Ba Dinh District, Ha Noi
+84 4 3715 0088
+84 4 3715 3277
Oi Tati, eu iria mesmo ter curtido pra caramba essa aulas de culinária.
Aquelas enguias me deram um pouco de aflição, já que nao sou nada chegada em cobras…..sei que sao peixes, mas parece cobra. E aqueles insetos gigantescos virados de barriga pra cima…..que asco.
Outra curiosidade….os tomates!!!! sei que nao sao típicos da culinária japonesa ou chinesa. Curioso eles serem apreciados no Vietnã.
Nao se esqueça do mapa das suas peregrinações por ai……
Bjos e saudades
Pois é, aqui eles usam tudo! E sim, deu pra entender o Anthony, que diga-se de passagem, gosta de um radicalismo….
Outra coisa…… Deu pra entender porque o Anthony Bourdain eh fanático pelo Vietnã ??????
You look like a pro in the video!
And just looking at the finished dishes made me hungry.
But insects, cats, dogs, not so much. In fact, I won’t eat insects until I grow a beek and tail.
Can’t wait for you to cook dinner!
hahahahahaha
Me either, not even in the next incarnation!
I LOVE it!!! Que delicia! Hope you are doing great…
Bjs.
Delícia Clau! Thought of you in Italy! I am doing great…. miss you!
Vamos abrir um restaurante??? Muito bacana, mas a pergunta que não quer calar você experimentou as enguias e os insetos?
Bjos
hahahahaha Vamos! Pode ser vegetariano? rsrs
Amore, nem a pau ou a porrada experimentei essas iguarias! Sou aventureira, mas nem tanto….
beijokas
Tati, também estou super curiosa em saber se pelo menos tentou experimentar algo “diferente”. bjsss Van
Amiga, experimentei uma coisinha diferente pois tive vergonha e pena de declinar. O fofo do meu professor de culinária fez especialmente pra mim: feto de ganso.
Quase desmaiei…
Thank you do much! This video so cool!
I am glad you liked it! Thanks for everything! Let’s keep in touch!
Filha , você está uma verdadeira pro na cozinha ! Deu água na boca. Puxou à mamãe , claro! Gracinha de video , amei ! Beijo
Viu só??? Ainda bem que puxei você e não toquei fogo na cozinha! rsrsrs
tatiiii o video esta otimooo!!!
dps daquelas fotos horriveis que vc postou dos animais eu tbm ficaria so no peixinho…. serio, meu estomago esta embrulhadaço com estas fotos…mt maldade!! q isso… meu sonho era ir para o vietna, já estou repensando isso.. hahahaha
beijosssss
Pois é Paulinha, foi bem difícil ver aquelas imagens dos pobres animais. Virei quase uma vegetariana!
Amei fazer esse curso de culinária… quando voltar vou cozinha proceis!
beijos
Regards for helping out, great information.
Hi Michael! Thank you for following Motto Slow Travel!
I am glad you are enjoying it. Keep coming back!
Tatiana Perim