"

Stari Most

Posted By: tatiana on ago 26, 2012 in Bósnia e Herzegovina, Por onde andei

Mostari significa “guardião da ponte”, um nome que serviu de inspiração para a cidade de Mostar, uma das mais importantes da Bósnia e Herzegovina.

Na época do Império Otomano, essa ponte ainda era de madeira, conectava os dois lados da cidade, o centro mercantil com a vila medieval. Como a atividade comercial cresceu muito e seu movimento também, a ponte balançava mas não caía. Mesmo assim, os sultões otomanos acharam prudente construir uma ponte de pedra, mais estável e segura. 9 anos depois nascia a Stari Most (Ponte Velha), símbolo e principal ponto turístico de Mostar.

Stari Most ou Ponte Velha sobre o rio Neretva

Rio Neretva 

Durante todos esses anos, até os dias de hoje, a Ponte Velha é também uma das mais antigas sedes de eventos esportivos extremos do mundo. A modalidade é o ikari, uma espécie de salto ornamental. Começou como um rito de passagem dos homens e virou uma tradição masculina de exibir a sua coragem ao saltar de uma altura de 21 metros no gelado e perigoso rio Neretva.

 Mergulhador se preparando para saltar no rio Neretva

A Ponte Velha permaneceu firme por 427 anos, até ser totalmente destruída em 93, na Guerra da Bósnia. Hoje, totalmente reconstruída, a ponte Stari Most é um lindo exemplo da arquitetura Islâmica. Para os habitantes de Mostar, é também um símbolo de coragem, esperança e reconciliação entre as nações, marcando a coexistência pacífica entre as várias culturas, etnias e religiões diferentes.

Stari Most

Ruas de Mostar

[Voltar]

Discussion - 2 Comments

  • Cesta de Viagens fev 13, 2014 

    Balança, mas, não cai! Hahaha. Excelente iniciativa dos sultões otomanos, provavelmente salvarão vidas. Parabéns pelo blog, além de fotos lindas tem posts carregados de cultura e história.

    Responder
    • tatiana fev 16, 2014 

      Verdade, além de salvarem muitas vidas deram um charme todo especial para essa cidadezinha adorável ; )

      Obrigada! Espero que você volte para ler mais conteúdo do blog!

      Tatiana Perim

      Responder

leave a comment

Instagr.am