"

Split, onde Diocleciano curtiu sua aposentadoria

Posted By: tatiana on ago 22, 2012 in Croácia, Por onde andei

Depois de duas décadas na cúpula do poder, o imperador Diocleciano cansou. Ser um Augusto ou um Cesar realmente não devia ser uma tarefa fácil. Foi a primeira vez na história que um imperador romano decide abdicar voluntariamente de seu cargo.

Diocleciano, que não era bobo, já estava planejando curtir a aposentadoria na sua região natal, a linda província romana da Dalmácia, hoje conhecida como Split, na Croácia. Lá, em sua residência imperial, ele viveu os últimos anos de vida, cuidando de suas hortas e jardins. O Palácio de Diocleciano, hoje ponto turístico imperdível, se tornou o centro de Split, a maior e mais importante cidade da Dalmácia.

Detalhe do Vestíbulo

O Peristilo, ponto imperdível

Romanos no Palácio Diocleciano

Patrimônio Cultural da Unesco desde 1979, as áreas ao redor do palácio são ocupadas por comerciantes locais. Ali você vai encontrar produtos típicos da região, como azeite, enfeites de lavanda, artesanato e vinho. Além de várias outras lojinhas e restaurantes igualmente interessantes.

Centro histórico

Ruas no centro histórico

Do alto da Torre do Sino, por 10 kunas (R$ 4,00) a vista é incrível, dá para ver toda a cidade e as ilhas. E logo ali perto, tem um calçadão imenso chamado Riva, onde locais e turistas passeiam com uma variedade impressionante de sorvetes e cachorros. Ali você vai encontrar vários cafés e barzinhos. Apesar de ter achado essa parte da cidade turística demais, o visual é lindo e vale tomar um cafezinho admirando a beleza do Adriático.

 Mausoléu e Torre do Sino


Torre do Sino

Torre do Relógio no centro histórico

Torre do Relógio no centro histórico

Escultura de Gregorio de Nin

Acho difícil, mas se por acaso você se cansar de tanta beleza pelas ruas de paralelepípedos de Split, pode facilmente dar um pulinho em Trogir, uma cidadezinha muito fofa, Patrimônio Mundial da UNESCO, logo ali ao lado. A Croácia é mesmo um grande cartão-postal.

 

leave a comment

Instagr.am