Afinal, o motto é slow travel, não?
Na Indonésia levei muito a sério o mote viajar devagar e pratiquei diariamente a arte da deriva. Tirei totalmente o pé do acelerador, me entreguei à missão “obrigação zero”, sem culpa, sem pena e sem vergonha. Claro que com isso, dei uma leve abandonada no blog e na preocupação de gerar conteúdo. Mas valeu a pena.
Durante uma semana fiquei hospedada na casa de amigos queridos em Bali, o que favoreceu ainda mais pra esse ritmo mais lento e uma experiência local. E nos 4 últimos dias, decidimos dar um pulinho na ilha vizinha, Flores.
Bali é realmente uma ilha mágica, tem um astral diferente do resto da Indonésia. Pra começar, é cercada de misticismo e seu povo é devoto ao Bali-Hinduísmo, religião que surgiu de uma longa convivência entre budismo e hinduísmo. É baseada no Hinduísmo, mas inclui antigas crenças da tradição de Bali e de Java, que foram se moldando uma a outra, emprestando daqui, mesclando dali, e chegaram a uma religião que cultua o espírito da natureza incluindo montanhas e grandes árvores. Honram também os espíritos dos antepassados, respeitados pelos Balineses, pois acreditam que eles ainda permanecem na ilha. Além claro, de venerarem os grandes deuses hindus.
Cada balinês é um crente e um artista, pois diariamente ofertam alguma coisa que eles próprios criam, seja de madeira, pedra, fios, grama, flores ou comida. Essa é uma tarefa geralmente das mulheres, que são constantemente vistas com devoção fazendo suas oferendas e as colocando na entrada de suas casas ou estabelecimentos.
O povo é tão místico, que acredita que os deuses escolheram a ilha para morar, e assim Bali ficou conhecida com a Ilha dos Deuses. Também não é pra menos, praias paradisíacas, impressionantes paisagens naturais, majestosos santuários, um clima privilegiado; torna o lugar divino mesmo.
Um exemplo do nível de espiritualidade do povo balinês é o Hari Raya Nyepi (Festa do Silêncio ou Ano Novo Hindú). Entre a segunda quinzena de março e começo de abril, os balineses se concentram no preparo de muita comida e bebida para oferecer um dia de festa e barulho. A intenção é chamar a atenção dos maus espíritos. No dia seguinte, Bali paralisa. Todos se recolhem, nem mesmo os aeroportos funcionam. Música alta, barulho, carros, buzina ou qualquer movimento na cidade; é expressamente proibido, até mesmo para os turistas. O propósito desta festividade é confundir os maus espíritos. O povo chama a atenção com muito barulho, mas quando os maus espíritos voltam no dia seguinte, se dão conta que a ilha é na realidade um lugar silencioso e aparentemente inóspito, e vão embora. Assim os balineses continuam o ano tranqüilos e aliviados.
Essa pequena ilha da Indonésia é extremamente acolhedora e oferece uma experiência diferente e divertida. Tem as melhores praias do mundo e as mais incríveis ondas para surfar, corais privilegiados para mergulho, templos hindus maravilhosos, yoga, cultura, gastronomia, música e uma agitada vida noturna.
Foi o lugar perfeito pra tirar o pé do acelerador.
Fotos de um dos templos da ilha, bem à beira-mar, com uma linda vista do por do sol
Floresta dos Macacos: como o próprio nome diz, tem muitos macacos, e também um templo maravilhoso no interior. Ela está localizada no interior de Ubud e é uma das principais atrações da vila.
Carrancas em frente ao Hotel Tugu Bali, um dos melhores locais para massagem e comida balinesa. Fica na Praia de Canggu , com as ondas mais incríveis pra surfar, a 15 minutos de carro de Seminyak e de Tanah Lot.
Tati, amei as fotos para variar e nao seria nada mal passar umas semaninhas em Bali num dolci far niente…… Bjos e saudades!!!
Nada mal mesmo!
A ilha é linda e tem muita coisa legal pra fazer. As aulas de yoga são sensacionais! Amei!
beijo grande
tatiiiii que invejaaa!!! bali deve ser perfeito mesmo…
que bom que vc “voltou”, ate tinha comentando com sua mae que vc estava sumida do blog.
aproveite mt sua slow travel!
beijosss
Paulinha, Bali é demais!!!! Me dei de presente e sumi sem culpa ; )
Mas estou de volta! Daqui a pouco tem vídeo!
beijo enorme!
Helous!!! agora que vi a postagem.. saudade… vontade de ficar mais um mesinho por lá… só na yoga, massagem, praia, nasi goreng, mangostin…
bjs
carol
Carol!!!!!!! Muita saudade!
Foi o máximo mesmo!
Gostei tanto que vou voltar pra Indonésia depois da Malásia pra comer mais uns mangostins! Volta também ; )
beijo grande
As fotos estão sensacionais. Really wonderful! Beijos
Obrigada amiga… você teria amado esse lugar!
bjs
Fotos incríveis ! Dá até uma saudade , aproveite . beijo
Eu apaixonei por essa ilha linda! Gostei tanto que estou voltando!
How incredibly beautiful! wow! you’ve certainly been seeing some sights my friend!
xoxoxo
BL
Hi my friend! Yes, Bali is truly amazing, mystic and just gorgeous!
beijos ; )
thanks so much mate
Thank you Anette!
Muito maneiro o conteudo tati!!!
Que lugar incrivel!! cheio de cultura e historia.
Me amarrei nas fotos!!! Que ondinha boa… hahah
se cuida!
bjs, Gui
Surf em Bali é como surfar nas nuvens! Vem pra cá!!!!
beijo
Olá Tati, espero que ao ler estas linhas, você esteja ainda envolta em um clima tão low profile quanto o que permeou sua estada em Bali, inspirando-lhe redação e fotos.
Sou editor da Revista Pró Moto e tomei conhecimento apenas hoje de tua viagem, lamentavelmente, mas percebi em tua agenda que estará de volta ao Brasil – ainda que temporariamente – em setembro. desta forma, gostaria de ir mantendo contato contigo até lá para que venhamos a estudar uma entrevista ou algo a mais para uma edição futura.
O que me diz?
No aguardo de teu retorno, deixo-lhe um abraço envolto em minhas melhores e mais sutis vibrações.
Oi André, já estou de volta. Vou entrar em contato para batermos um papo.
beijos
Tatiana
Hola Tati! Just when your adventure is about to reach the last arm, I send you a note.. sorry. But I’ve been following you and it seems like you had a wonderful time.
Bali is a magic place, isn’t? I went there years ago and it might have been the best place I ever visited… I remember I didn’t want to come back. I can see you had an even better time over there. Good for you!
I hope we can catch up with you when you are back. I want to hear all the stories. When are you back in Brazil?
Besos,
Gabriela
Oi Gabi!!!!!! Que saudade!!!!
Yes, I am having a great time, meeting amazing people, seeing different cultures and having an absolute blast : )
Bali is surreal, this island has an unique energy, very mystic and beautiful. I know the feeling of not wanting to leave. After almost 7 months, next week I am finally out of Asia. I am heading to Eastern Europe to cruise around by motorcycle.
End of August I should be back to Brazil for a month or two and then we will see. The initial idea was to finalize the trip with Tibet, Buthan and Nepal. But I am a little tired to tell you the truth. Traveling can be exhausting sometimes, a lot of planning, booking, luggage, packing, airports, transports… but I love it all!
Anyway, let’s be in touch… I would love to catch up and tell you many very funny stories ; )
beijos!
Im thankful for the post. Great. fbekddegfckefege
Thank you!