"

O peixe de Maui

Posted By: tatiana on jun 16, 2013 in Nova Zelândia, Por onde andei

O nome Maori para a ilha norte é Te Ika a Maui (o peixe de Maui). A mitologia Maori explica que a Nova Zelândia surgiu a partir de uma briga de irmãos durante uma pescaria. A história conta que Maui, um semideus, e seus irmãos estavam pescando em sua canoa (que representa a ilha sul). De repente ele pescou um peixe grande. Enquanto tentava tira-lo do mar, seus irmãos começaram a brigar pelo peixe que acabou escapando. O peixe tornou-se a Ilha Norte. A lenda ainda conta que as montanhas e vales da ilha surgiram  como resultado da briga dos irmãos.

A verdade é que a Ilha é tão exuberante que realmente parece lenda.

Auckland, por exemplo, sua maior e mais importante cidade, é conhecida como a “cidade dos veleiros”, pois tem o maior índice de barcos per capita do planeta. Rodeada por montanhas imponentes, impressiona com suas praias cintilantes e intocadas, suas ilhas subtropicais com uma rica flora e fauna em um mar verde esmeralda. No centro vulcânico, há vastos lagos em crateras antigas, e os altos cones de vulcões evocam o passado turbulento da paisagem.

Cidade dos veleiros

Cidade dos veleiros

Auckland

Auckland

Outro lugar que impressionou foi a ilha Waiheke, a 35 minutos de ferryboat do centro de Auckland. Waiheke esbanja beleza e charme. Além de praias paradisíacas, lá você encontra os melhores vinhos do país. Nessa região, a cabernet sauvignon amadurece de maneira exuberante e seus vinhos rivalizam com os melhores do mundo. Ao explorar a ilha, você certamente vai topar com algumas vinícolas.

Vista da Ilha Waiheke

Vista da Ilha Waiheke

Estradas da Ilha Waiheke

Estradas da Ilha Waiheke

Comecei pela Man O’ War. Degustei vinhos tintos maravilhosos acompanhados de hors d’oeuvre melhores ainda. Mas o nocaute mesmo foi o mel. O mel desse lugar é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Gostei tanto que trouxe 2 potes comigo que acabaram bem rapidinho, me levando a uma depressão profunda.

Depois visitei Stonyridge Vineyard, o espaço é charmosíssimo e possui um restaurante delicioso. Foi uma das melhores refeições da viagem, e certamente, o melhor vinho que experimentei nos últimos tempos, o Larose.

Vista do Stonyridge Vineyard

Vista do Stonyridge Vineyard

Também perto de Auckland, estive em Piha, uma vila litorânea bem descontraída a 45 minutos da cidade. A praia é um espetáculo com sua areia negra e costa acidentada. É um verdadeiro oásis para surfistas e uma aventura para o visitante, que além de apreciar a beleza do lugar, pode fazer vários passeios por florestas nativas nas colinas circundantes.

Vista da praia de Piha

Vista da praia de Piha

Praia de Piha

Praia de Piha

Só mesmo através dessas representações visuais da mitologia Maori para conseguir conceber tanta beleza nessa Ilha.

 

leave a comment

Instagr.am