"

Meteora, entre o céu e a terra

Posted By: tatiana on out 07, 2012 in Grécia, Por onde andei

Quando os turcos otomanos chegaram foi um rebuliço total, os gregos panicaram. Aqueles que conseguiram fugir se mandaram para a Europa Ocidental, outros foram das planícies para as montanhas. E assim, gradualmente, a Grécia se tornou parte do Império Otomano, um período conhecido como “Tourkokratia”, que durou do século XV até sua declaração de independência em 1821.

O terreno da Grécia é formado em sua maior parte por áreas montanhosas, que serviu de refúgio para muitos clãs gregos, entre eles, os monges eremitas, primeiros a habitar esses pináculos inóspitos. Esses ermitãos escalavam o penhasco até chegar às cavernas e fissuras nas rochas, onde viviam em solidão, voltados somente à contemplação divina.

Com a invasão otomana, decidiram construir mosteiros no ponto mais alto dos penhascos buscando segurança e inacessibilidade. E lá, no topo da colina, formaram um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, em Meteora, no centro-norte da Grécia.

Foram erguidos mais de 20 construções nos cumes pedregosos, mas hoje, existem apenas 6: Grande Meteoro, Varlaam, Santo Estêvão, Santíssima Trindade, São Nicolau Anapausas e Roussanou.

Um cenário inesperado que impressiona pela beleza natural dos picos majestosos em um ambiente de sacralidade, símbolo de força e devoção, capaz de mover montanhas…

As estradas de Meteora

As estradas de Meteora

Vista dos penhascos

 

Monasterio São Nicolau Anapausas

Mosteiro São Nicolau Anapausas

Mosteiro Grande Meteoro

Mosteiro Grande Meteoro

Mosteiro Santíssima Trindade, habitado por monjas

Mosteiro Santíssima Trindade, habitado por monjas

Mosteiro Varlaam visto de cima

Mosteiro Varlaam 

Mosteiro Varlaam

Mosteiro Varlaam, visto debaixo

Vista do hotel

Vista do hotel

[Voltar]

Discussion - 2 Comments

  • Reggyna ago 12, 2014 

    Lindooo demais!

    Responder
    • tatiana set 29, 2014 

      Obrigada Reggyna!

      Responder

leave a comment

Instagr.am