"

Os mamíferos da Nova Zelândia

Posted By: tatiana on ago 10, 2013 in Nova Zelândia, Por onde andei

A Nova Zelândia é jovem em relação ao planeta, tem apenas 60 milhões de anos. É uma ninfeta quando comparada aos 4 bilhões de anos da terra.

Os Maoris, da Polinésia, foram os primeiros humanos a aparecerem por lá, e isso foi mais ou menos 1.000 anos atrás. Essa juventude geológica, combinada ao isolamento geográfico fez da Nova Zelândia um país atípico, com um ecossistema único. Até a colonização polinésia, o país viveu um período marcado pela ausência de mamíferos e abundância de aves. Com a exceção de pequenos morcegos, não havia mamífero algum nas ilhas. As aves, sem predadores, andavam livremente, despreocupadas. Algumas delas até desencanaram de voar, como é o caso do kiwi (ave símbolo da Nova Zelândia) e a moa (ave extinta de até 3 metros de altura).

Hoje em dia, é claro que se vê mamíferos nas ilhas, trazidos pelos humanos. O resultado foi catastrófico. A introdução de mamíferos na Nova Zelândia causou muitas extinções e as aves tornaram-se presas fáceis. A ação direta do homem também contribuiu para o desaparecimento de muitas espécies. Mas isso não é nenhuma novidade…

[Voltar]

Discussion - 2 Comments

  • Jonathan fev 13, 2014 

    Hahaha, que vídeo encantador! Que lugar lindo! Tenho alguns amigos brasileiros que estão morando na Nova Zelândia, não vejo a hora de poder visitá-los. :)

    Responder
    • tatiana fev 16, 2014 

      Jonathan, vá mesmo, você vai amar. O visual desse país é incrível, a comida é maravilhosa e o povo super simpático.

      Não tem erro!

      bjs

      Tatiana Perim

      Responder

leave a comment

Instagr.am