"

Khajuraho, a terra do Kama Sutra

Posted By: tatiana on fev 19, 2012 in Índia, Por onde andei

Em Madhya Pradesh, na Índia central, se esconde uma pequena vila chamada Khajuraho. A população não passa de 5,000 habitantes e surpreendentemente essa vila tem até um grande aeroporto – a única vila da Índia a ter um. O motivo: os templos magníficos com suas esculturas em calcário e as estátuas que representam a arte milenar da educação sexual da época, o kama sutra.

Enquanto alguns turistas erroneamente encaram essas representações sexuais como pornografia, olhando melhor, esses templos são uma representação da vida cotidiana da antiguidade. Todos eles tem uma história pra contar, que vão desde os afazeres domésticos,  vida rural, guerras; às táticas de sedução e os prazeres da vida.

Os ensinamentos do kama sutra embora conduzam ao prazer, visam, em primeiro lugar, à elevação espiritual do homem, em sua trajetória religiosa. Kama significa amor, prazer, satisfação. É um dos três sustentáculos da religião hindu. Os outros são Dharma e Artha. Dharma é o mérito religioso e Artha a aquisição de riquezas e bens. Os hindus acreditavam que aquele que praticar Dharma, Artha e Kama, sem se tornar escravo das paixões, conseguirá êxito em todos os seus empreendimentos. Em outras palavras, deve-se desfrutar as riquezas e os prazeres sexuais sem jamais perder a virtude religiosa.

A história da origem desses templos é ainda mais curiosa. Diz a lenda que em uma vila perto da floresta, vivia um padre Brahmin. Ele tinha uma filha simplesmente maravilhosa, chamada Hemvati. Em uma noite muito quente, ela foi ao lago sozinha e resolveu entrar para se refrescar. Quando Chandra, o Deus da lua, a viu ficou totalmente embevecido com sua beleza e tomou a forma de um belo príncipe. Ele a seduziu e eles passaram uma noite de amor debaixo das estrelas. Quando amanheceu, Chandra relutantemente partiu. Hemvati ficou arrasada ao vê-lo ir embora. Chandra disse a ela que para não chorar, pois em 9 meses o fruto da união dos dois, se tornaria um grande guerreiro e fundaria a dinastia de Chandela e a faria muito orgulhosa.

Uma mulher solteira e grávida naquela época era a desgraça da família, e por isso, Hemvati fugiu para Kajuraho. E lá, a profecia se concretizou. Seu filho nasceu, se tornou um homem rico e poderoso e em sua dinastia, construiu 85 templos que celebram o amor e a paixão.

Infelizmente apenas 22 dos templos originais sobreviveram aos ataques de invasores. Desses, o Laxman e Kandariya Mahadev são os mais conservados.

[Voltar]

Discussion - 16 Comments

  • B.L. Ochman fev 20, 2012 

    what exquisite temples! astounding carvings. bit of a contrast to churches in the west :>)

    Responder
    • tatiana fev 20, 2012 

      LOL! Just like the teachings of Catholic Church, no? LOL

      Responder
  • arun fev 20, 2012 

    this is nice step of sex but this ideal come on realty

    Responder
    • tatiana fev 20, 2012 

      Of course!

      Responder
  • Tiare fev 22, 2012 

    Nossa que maximo….uma noite de paixao rendeu mais de oitenta templos……deve ter sido um arraso essa paixao e o que rolou entre eles….
    Gostei da lenda e dos templos!!
    Bjos

    Responder
    • tatiana fev 22, 2012 

      Eu queria uma dessas!!! rsrs

      Responder
  • Timothy Eichorn abr 04, 2012 

    I saw a lot of website but I believe this one has something special in it. “It is easier to live through someone else than to become complete yourself.” by Betty Naomi Friedan.

    Responder
    • tatiana abr 05, 2012 

      Hi Timothy! Thank you for following Motto Slow Travel!

      I appreciate you taking your time to write me a comment. I agree it is easier to live through someone else, but is it as fulfilling?

      “The aim of life is to live, and to live means to be aware, joyously, drunkenly, serenely, divinely aware.”
      by Henry Miller

      Cheers! ; )

      Tatiana Perim

      Responder
  • Van abr 29, 2012 

    Que máximo esses templos! Amei os detalhes. bjs

    Responder
    • tatiana mai 01, 2012 

      Lindos né amiga!? E eles têm muuuita história pra contar!

      saudade amiga

      Responder
  • Marcie Sirman mai 09, 2012 

    nice, but sliding image is also fast.
    how setting it?

    Responder
    • tatiana mai 10, 2012 

      Hi Marcie, what do you mean? On the main page?

      Responder
  • lire mai 14, 2012 

    I’ve learn some excellent stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting. I surprise how so much effort you place to create one of these magnificent informative site.

    Responder
    • tatiana mai 14, 2012 

      Thanks Lire : )

      Responder
  • Najlepsze Strony mai 16, 2012 

    Definitely, what a fantastic blog and revealing posts, I will bookmark your site.Have an awsome day!

    Responder
    • tatiana mai 16, 2012 

      Thank you! I hope to see you back ;)

      Responder

leave a comment

Instagr.am