"

Istambul – metrópole agitada riquíssima em história

Posted By: tatiana on nov 29, 2011 in Por onde andei, Turquia

Istambul é uma metrópole agitada, riquíssima em cultura, história e vida noturna. Cindida em dois pelo estreito de Bósforo, é a única cidade no mundo a se estender sobre dois continentes, Europa e Ásia, e por isso tem duas atmosferas distintas. Foi fundada no século 7 a. C. em um local cercado de defesas naturais, de onde era possível controlar o comércio no Bósforo. Durante 16 séculos foi uma grande capital imperial, primeiro do Império Bizantino e, depois dos sultões otomanos. Nota-se que o comércio sempre foi importante numa cidade que ligava os continentes asiático e europeu. Isso fica evidente nas muitas ruas que existem entre o Grande Bazar e a Ponte de Gálata. Por toda a parte, as mercadorias saem das lojas e avançam pela calçada. E se você parar um segundo e olhar melhor, vai notar que em qualquer arcada entre as lojas há pátios e ateliês, os hans em frenética atividade.

Taksim

Grand Bazaar


Grand Bazaar

Com uma variedade aparentemente ilimitada de artigos o Grand Bazaar parece um labirinto e fica no centro de todas essa agitação comercial. O Bazar da Especiarias, igualmente colorido, porém menor, é mais fácil de conhecer. Mas de todos os bazares, o Arasta Bazar foi o que mais me surpreendeu pela variedade e qualidade dos produtos. É um lugar onde se pode adquirir com segurança artigos autênticos e preciosos vindos da Anatólia, Síria, Cáucaso, Irã, Ásia central, Yemen… e o ambiente é calmo e os comerciantes são afáveis. O bazar tem mais de setenta lojas onde se pode encontrar roupas, sapatos, tapetes de vários tipos, bijuterias, cerâmica, jóias em ouro, prata e pedras preciosas, doces, antiguidades, tecidos, chás, etc. Gostei tanto desse bazar que o apelidei carinhosamente de “arrasta bazar”, pois foi o que fiz, um verdadeiro arrastão de compras. Mas na realidade a palavra arasta em turco significa mercado associado a uma mesquita, o Arasta Bazar fica atrás da Mesquita Azul e a Hagia Sophia.

Mesquita Azul

Hagia Sophia

São mais de 3.000 mesquitas, inúmeros bazares, palácios, museus, e muitos restaurantes deliciosos. Agora, para uma cidade desenvolvida e cosmopolita como Istambul, o seu trânsito é o verdadeiro caos. Todos buzinam demais e dirigem de menos, afinal o trânsito é senão pior, igual ao de São Paulo. Apesar do trânsito, vale alugar um carro e explorar os arredores de Istambul, como Bursa e Izmir. As estradas são ótimas e tem até um ferryboat que encurta substancialmente o caminho. A ida a Bursa já vale só pelo kebap do İskender, um restaurante local muito antigo onde o kebap original foi criado.  A área dos mercados no centro de Bursa é um agitado conjunto de ruelas e antigos pátios otomanos. As tendas vendem de tudo, mas o tecido é o que tornou a cidade famosa, especialmente rendas feitas à mão, algodão para toalhas e seda. Mas confesso que achei os produtos de Istambul de melhor qualidade.

Bursa

Bursa

Istambul surpreendeu, fiquei impressionada com a riqueza da cidade e sua  história,  a relação do turco com o islamismo, os afrescos bizantinos da ex igreja de São Salvador em Cora, o charme de Taksin e a infinidade de mercadorias e mercadores.

É uma cidade incrível que pretendo voltar em um futuro próximo.

 

[Voltar]

Discussion - 15 Comments

  • clausio jan 27, 2012 

    uma arquitetura totalmente diferente de que conhecemos no nosso NOVO Brasil, lindas fotos.

    Responder
    • tatiana jan 28, 2012 

      Realmente incrível!

      Responder
  • Gabriela Schönfeld jan 27, 2012 

    Estou lendo tudim e me deleitando!!! Beijos e boa viagem :)

    Responder
    • tatiana jan 28, 2012 

      Ai que bom!!! Feliz! : )

      Responder
  • Whitney Gilcrest abr 04, 2012 

    Some really select content on this site, saved to bookmarks .

    Responder
    • tatiana abr 05, 2012 

      Hi Whitney! Thank you for following Motto Slow Travel!

      I appreciate you taking your time to write me a comment. I will do my best to keep posting interesting content and I hope you keep coming back!

      Tatiana Perim

      Responder
  • Alexander Blush mai 10, 2012 

    Oh, and there is no minimum or maximum range of items you need to include. Just keep pinning until you are satisfied with the selection!

    Responder
  • Przewóz Osób Gdynia mai 13, 2012 

    Just wanna say that this is very beneficial , Thanks for taking your time to write this.

    Responder
    • tatiana mai 13, 2012 

      Thanks ; )

      Responder
  • This is really exciting, You are a very experienced blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your excellent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

    Responder
  • Michel mai 21, 2012 

    You are my aspiration , I own few blogs and rarely run out from to post .

    Responder
  • Carla jun 04, 2012 

    Adorei seu blog!!! Parabéns pelo trabalho e pelo “olhar” nas viagens”

    Responder
    • tatiana jun 14, 2012 

      Oi Carla! Obrigada!

      bjs ; )

      Responder
  • ROSÂNGELA nov 16, 2013 

    Deslumbrante! Quero voltar um dia!

    Responder
    • tatiana nov 17, 2013 

      Amei esse país! Também quero muito voltar um dia!

      Responder

leave a comment

Instagr.am