"

Índia – apaixonante e colorida

Posted By: tatiana on jan 29, 2012 in Índia, Por onde andei

Saí do Brasil munida de muitos conselhos, remédios, álcool gel, lenços umedecidos e uma apreensão latente. Destino: Índia.

Fiz uma conexão em Frankfurt, e de lá, pegaria um voo da Índia Airways para Dehli. Logo de cara notei que essa não seria uma viagem qualquer. Meu voo foi cancelado e o motivo: um rato na aeronave. Já viajei bastante, perdi muitos vôos, outros atrasaram e muitos cancelados por motivos diversos. Agora nunca por conta de um roedor. Essa foi uma grande novidade pra mim. Tentaram encontrar o rato, mas sem sucesso, acharam mais prudente cancelar o voo. No outro dia segui viagem, dessa vez sem rato.

Cheguei em Delhi de madrugada, não consegui ver a cidade, pois já tinha esquematizado um motorista para me levar para o Rajastão logo na manhã seguinte. Prefiro sempre viajar por conta, sem guias ou motorista. Mas fui fortemente aconselhada a não me aventurar pelas estradas da Índia sozinha, e foi assim que conheci o Narender: meu anjo da guarda.

Narender foi muito mais que um motorista, ele foi guerreiro, amigo e companheiro. Encarou as estradas com a maior naturalidade e segurança. Digo isso porque de fato é uma loucura. Tenho certeza que os Estúdios Universal de Orlando inspiraram suas montanhas russas nas estradas da Índia. Dá até friozinho na barriga, tudo acontece ao mesmo tempo e muito rápido. Tuk-tuks passam ensandecidos na frente dos carros, que passam na frente dos caminhões loucamente, que quase atropelam os pedestres que desviam das bicicletas que quase trombam com as vacas, camelos, cabras, cachorros e muita, mais muita buzina. Sim é verdade, quase todos os caminhões levam a frase “buzine por favor”.  A sensação foi incredulidade. Como não ficam surdos com tanta buzina? E buzinam. Todos, até as vacas. A buzina é somente uma forma “amigável” de informar aos companheiros motoristas a sua presença. Fez São Paulo parecer um passeio no parque em uma segunda-feira.

Chegamos em Mandawa 7 horas depois, uma pequena vila, muito pobre onde os empresários da época moravam. Hoje esses empresários moram em grandes centros como Mumbai, Calcutá, Delhi e suas casas estão abertas para visitação. Essas construções chamam-se Havelis, elas tem em torno de 200 anos de história para contar e possuem uma arquitetura incrível com afrescos maravilhosos, mas não muito conservados. Nawalgarh, a vila vizinha, onde também se pode visitar outros vários Havelis, porém uma vila miserável. Me fez agradecer tudo o que tenho na vida, a começar pela minha saúde.

A beleza dos templos e a riqueza histórica e cultural causam impacto, assim como as indefectíveis pilhas de lixo na rua. Não tem como sair indiferente desse país. O choque cultural funciona para o bem e para o mal. É tudo muito: as cores são berrantes e lindas, a poeira onipresente, a comida atinge níveis estratosféricos de picante, o sol cega de tão maravilhoso, os veículos super lotados e precários, a fé impressiona, o convívio com animais fascina e o povo encanta.

A Índia tem tudo isso e muito mais. É um encontro com uma cultura peculiar em seu passo distinto, produzido tanto por seu desenvolvimento econômico quanto pela preservação de práticas religiosas e sociais antiqüíssimas, tudo numa combinação única.

[Voltar]

Discussion - 29 Comments

  • Caio jan 30, 2012 

    Lindas as fotos, como sempre! Muito inspiradas!
    Por trás do colorido e desses olhares enigmáticos, deve ter muita história.
    Já aguardo ansioso outros passos dessa viagem.
    Um beijo! Saudade!

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      Obrigada Caio lindo! Tem sim, muita história… beijo enorme!

      Responder
  • Guto jan 30, 2012 

    Tati … na minha opinião deveriam mudar as referencias dos livros da escola de Antes de Cristo | Depois de Cristo para Antes da índia | Depois da índia.
    Parafraseando um “famoso” deputado brasileiro … a Índia “me desperta os mais primitivos instintos”… isso a torna fascinante, um desejo de voltar sem saber o porque! Um Surrealismo essencial!
    Aproveita bastante sua experiência, tenha um caminho iluminado e volte na hora certa para dividir com a gente!
    Bjo Grande

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      Guto, você disse tudo e mais um pouco! É isso mesmo! Eu nem fui embora e já quero voltar… talvez novembro, depois do Nepal ;)

      Já notei transformações grandes e muito positivas em mim…. um país realmente único.

      Grande beijo

      Responder
  • Gabriela Schönfeld jan 30, 2012 

    Tatíssima, gracas a Deus tem Narender eu estava preocupadíssima te imaginando, sózinha de moto, nestas estradas à fora…
    Que colorido, hem!!! Lindas fotos.
    Estou sentindo falta de um botao aqui no blog para acessar as postagens anteriores, ou tem e estou cegueta?
    Bj no coracao,
    Gabi

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      Oi querida, obrigada!Pensei em fazer sozinha, mas meu sexto sentido falou mais alto… achei melhor não. E quando cheguei aqui, tive a certeza que tomei a decisão certa.

      Você quer ves posts dos outros países ou posts anteriores da India? Esse foi o primeiro e por enquanto, o único post da India. Devo postar mais entre o fim dessa semana e o começo da semana que vem. Se quiser ver posts anteriores dos outros países, basta navegar pela coluna na lateral, onde estão listados todos os países. Ou na home tem também um link para todos os demais posts, está ao lado dos vídeos.

      bjs

      Responder
  • Eduardo Teixeira jan 30, 2012 

    Demais, Tati! Viajei junto com você! Parabéns pelas fotos!
    Quero acompanhar todos os outros destinos.

    Beijo,
    Doo

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      Ou Du!!!!! Obrigada querido… gostou dos vídeos? Estou me divertindo filmando… Acompanha sim, virtualmente, e se der a louca, pessoalmente também! De repente nas suas próximas férias… bjs

      Responder
  • Angela jan 30, 2012 

    Oi meu amor , que delícia de vídeo ! Traduz com perfeição a descrição colorida que você faz no texto e , ainda por cima , a música parece ter sido composta para ele. Que ótimo que está gostando e …so far so good! Muita saudade , mamãe

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      A música realmente ficou perfeita para o conteúdo! Estou amando! Mas morta de saudades de vc…

      Responder
  • Rogério Giordani jan 30, 2012 

    Caraca o relato e as fotos reavivaram minha memória. Preciso voltar logo, A Índia é incrível mesmo. Vc já foi a algum templo Krishna? Se for vai ter que rolar no chão junto com eles…Bjos

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      Eu estou apaixonada por Krishna… me considero uma das 16.000 namoradas que ele tem..rsrs… mas não sei se encaro rolar no chão… venha me encontrar e matar as saudades!

      Responder
  • roberta jan 30, 2012 

    Tati!!
    Demais esse vídeo da Índia!!! Go Pro arrasando!!! E vc tb! Amei!
    O Narender é a salvação da Índia mesmo!! rsrsrs…
    Não sei se te contei, mas depois da nossa passagem por aí e da importância do Narender, evocar o nome dele virou um grito de pedido de ajuda em todos os lugares que passamos… em cada dificuldade gritávamos “Narrrrendeeeeer”, e gritamos até hoje onde for… rs…
    beijos e continua aproveitando

    Responder
    • tatiana jan 30, 2012 

      Obrigada Rô! Sim, Narender no céu e nós na terra! Narrrreeennnderrr! rs beijo enorme

      Responder
  • B.L. Ochman jan 31, 2012 

    This is so delightful! You make me want to jump on a plane and travel with you! The video is so beautiful! Now i know why you are willing to lug all those tons of equipment around! Keep filming, my friend. Your stories are so rich and clear!

    Responder
    • tatiana fev 01, 2012 

      Thank you, amiga! So I am in the right track to make you jump in a airplane and travel with me… come on over! It would be a blast! beijos

      Responder
  • Tiare fev 02, 2012 

    Tati, amei esse video. Eh frenetico, tem muito ritmo e capta todo essa magia alucinante dessa civilizacao milenar…..incrivel que com tanto barulho e chaos, eles sao espiritualistas natos- e mestres em Yoga e meditacao……Por falar nisso, vc vai procurar um mestre????? Seria legal voce poder entrevistar um guru bem cotado por ai…..um krishna, ou um filho de Buda……
    Voce ta manejando muito bem a filmadora…..parabens, gostei e curti todas as tomadas. Sem corujice, prometo.
    Bjos e ate o proximo video!

    Responder
    • tatiana fev 03, 2012 

      Oi Tiare!!! Legal que gostou! Que engraçada a sua sugestão, pois entrevistei 2 gurus anteontem!!! Ficou demais… beijo grande

      Responder
  • Angela fev 02, 2012 

    Oi meu amor , como está indo por aí ? A saudade apertando que só… beijo mamãe

    Responder
    • tatiana fev 03, 2012 

      Eu também mãe… morta de saudades! beijo

      Responder
  • jose horacio fev 04, 2012 

    Tati.Enfim a mamãe com a paciencia de sempre,me mostrou como lidar com isto.Eu achei que dirigir no Rio era complicado…Embora não sejamos exatamente um pais rico me parece que ai tudo é mais intenso…e frenético.O seu video não te cheiro ,mas se tivesse acho que seria outra experiência inusitada!E as motos ai?Já cruzou com algum grupo?Parece que para inicio de viagem,você já entrou num furacão!Coragem!!Beijos

    Responder
    • tatiana fev 05, 2012 

      Oi Zé! Imagina, Rio de Janeiro é muito civilizada perto desse trânsito insano daqui… cruzei com um grupo, mas mais pareciam gladiadores, vestidos para a guerra! Bom, dirigir aqui é como sair para a batalha mesmo, então eles estavam a caráter…

      Obrigada!

      grande beijo

      Responder
  • Marlin Auguste abr 04, 2012 

    Its good as your other content : D, regards for posting . “Experience is that marvelous thing that enables you to recognize a mistake when you make it again.” by Franklin P. Jones.

    Responder
    • tatiana abr 05, 2012 

      Thank you Marlin! That’s what’s life is all about!

      Tatiana Perim

      Responder
  • vera pletitsch fev 17, 2014 

    Olá! Estou indo para Delhi agora no final de fevereiro, vc poderia informar o contato de Narender? Grata!

    Responder
    • tatiana fev 17, 2014 

      Oi Vera, recomendo muito! Pode falar em meu nome. Contato abaixo:

      Gauritours, Narender Sharma
      Endereço: 9/11, 3rd Floor(backside)
      Ramesh Nagar
      New Delhi-110015

      Telefone: +91 9810 226938
      email: gtgauritours@gmail.com

      Obrigada por seguir Motto Slow Travel!
      Tatiana Perim

      Responder
  • Sarah abr 09, 2014 

    Bom dia querida, em busca na internet por informacoes que me ajudassem a me tranquilizar pela minha conexao em Frankfurt com destino final em delhi-inida, eu encontrei teu site….fabuloso, esclarecedor, sensivel etc….estarei indo a india em junho/14 para uma visita pessoal com alguem que ja me relaciono ha 2 anos…bem estou tranquila em relacao a esse encontro porque todas as informacoes ja foram checadas ao longo desses 2 anos e trata-se de alguem do bem, ja conheco familia, amigos e tenho conviccao de nao estar fazendo umencontro imaturo e inconsciente. Bom mas meu ingles ainda e muito precario e sera minha primeira viagem internacional, ou seja, estou com medo, insegura, principalmente no momento da minha conexao em frankfurt,sao apenas 2 horas no aeroporto mas o medo paira em nao identificar o portao de reembarque, numero de voo, etc…me ajuda por favor,…super beijo obrigada.

    Responder
    • tatiana set 29, 2014 

      Oi Sarah, mil desculpas pela demora na resposta. O site sofreu com um bug e todas as mensagens foram para a caixa de spam. Mas antes tarde do que mais tarde!

      Bom, uma hora dessas você já foi e voltou da India. Como foi? Gostou? Deu certo o encontro?

      O meu conselho para você seria para não se preocupar. O aeroporto é enorme, mas super organizado. Mesmo não falando bem inglês, é só mostrar seu destino final para qualquer funcionário do aeroporto que irão te ajudar. Isso se realmente precisar, pois os painéis são bem esclarecedores.

      Espero que tudo tenha corrido tudo bem.

      grande beijo,

      Tatiana Perim

      Responder
  • tatiana fev 05, 2012 

    Oi queridíssima, que saudades! Obrigada Dri, fiquei feliz que gostou! Sai correndo e venha me encontrar! beijo enorme!

    Responder

leave a comment

Instagr.am