"

Croácia, excelente ponto de partida

Posted By: tatiana on jul 29, 2012 in Croácia, Por onde andei

Hrvatska, também conhecida como Croácia, me pareceu a região perfeita para dar início a uma viagem de 35 dias de moto pelo leste europeu. Seu território faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina.

Fora isso, bem ali nos fundos do seu quintal, entre montanhas, penínsulas, lagos e baías; ainda há praias incríveis e o simpático Adriático com sua água verde/azul-turquesa cristalina.

Plomin, a caminho das ilhas

Cheguei na capital, Zagreb, cidade pulsante, culturalmente rica, cheia de bares e restaurantes charmosíssimos.

Zagreb

Zagreb

Zagreb

Lá aluguei uma BMW 1200 e conheci uma das figuras mais marcantes dessa viagem, o Darko, um croata cheio de talento, senso de humor e idealizador do MotoTrip Tours – http://www.mototrip-tours.com.

by Darko

Foi o primeiro a responder meu email desesperado, querendo fechar uma viagem de mais de um mês por vários países. Precisava de todos os equipamentos necessários de proteção, e claro, da moto com GPS. Para complicar, teria que entregá-la em um outro país para não ter que voltar à Croácia. Detalhe, tinha apenas uma semana para fechar, pois decidi tudo de última hora.

Darko é jovem, inteligente, engraçado, competente, profissional, educado, viajado, exímio motociclista, e de quebra, é um fotógrafo profissional. Dei muita sorte, considerando que o encontrei pela internet, sem nenhuma indicação ou garantia. Mas a escolha não podia ter sido mais acertada.  Ele me buscou no aeroporto, me levou para almoçar em um restaurante delicioso, foi super prestativo, trouxe mapas, dicas, sugestões, etc. Trouxe também todo o equipamento e tudo de primeira: capacete, jaqueta, calça, luvas, proteção de coluna, as malas laterais e a top case. Além do GPS já programado. Fez toda a diferença. E lá na mesa do restaurante, fechamos o meu paradeiro para os próximos 35 dias e selamos também uma inesperada amizade.

Decidimos que ele me acompanharia durante a primeira semana de estrada. Assim eu poderia me familiarizar com a moto antes de seguir sozinha, e conhecer parte da Croácia com um local. Depois, ele voltaria a Zagreb, e eu seguiria por conta pelo resto da costa croata, em direção a Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Grécia, Romênia, Áustria e Hungria. 

Saímos no dia seguinte bem cedo. Atravessamos Zagreb em minutos e quando vi já estávamos em outra paisagem, muito mais bucólica, estradas estreitas, cheias de curvas, montanhas, casebres e fazendas. Passamos por Draganić e Skrad e outros vários vilarejos até chegarmos ao Parque Nacional de Risnjak. Nunca mais vou me esquecer desse parque. E não é pela natureza linda que se pode encontrar lá, mas sim pelo strudel de mirtilo mais incrível que já experimentei nas minhas últimas 27 encarnações!

Simplesmente alucinógeno.

Strudel de Mirtilo do Parque Nacional de Risnjak

Essa primeira semana foi perfeita para começar a viagem com pé direito. Darko me explicou tudo sobre a cultura, política e costumes do país. Me levou para lugares lindos e só pilotamos em estradas menores e simplesmente maravilhosas. O desempenho da moto me deixou boquiaberta e a segurança das estradas também. Tudo muito bem sinalizado e civilizado.

Estrada para Rinsjak

Estrada para Lubenice

Passamos por várias outras cidades de tirar o fôlego a caminho de Cres, uma das 1.185 ilhas da Croácia. Cruzamos por Hum, Buzet, Rovinj, Luka e Brestova. Depois seguimos em direção a Zadar, passando por Valun e Lubenice. Tudo lindo.

Hum

Ruas de Buzet

Almoço em Buzet

Vista de Rovinj

Lubenice

Lubenice, cidade histórica e praia exclusiva

Lubenice

Depois de visitar as ilhas, a ideia era conhecer o conjunto de lagos que forma o parque nacional de Plitvice Lakes. Um lugar mágico, e estava na minha lista de prioridades. Infelizmente tive que mudar os planos por conta da chegada do vento mais violento que já vi, com rajadas fortíssimas, capazes de derrubar uma moto de mais de 200 kg sem o menor esforço. Esse vento é conhecido nessa região e chama-se Bora. Sua força é tanta que algumas rodovias são interditadas pelo perigo dos carros serem jogados precipício abaixo. Como foi o caso, algumas estradas foram fechadas e eu tive que mudar o curso.

Uma pena, mas acho que terei que voltar para conhecer… mais uma das mil e uma razões para voltar a Croácia…

MotoTrip Tours

http://www.mototrip-tours.com

tel: +385 91 536 2847

e-mail: info@mototrip-tours.com

skype: mototrip

facebook: MotoTrip

Blog: http://www.ridetheadventure.com/

[Voltar]

Discussion - 14 Comments

  • Felipe Aboudib abr 04, 2013 

    Muito maneiro Tati!
    Que visual, essa estrada com murinho de pedra é muito irada.
    E esse almoço ai… Que beleza.

    Beijo!

    Responder
    • tatiana abr 05, 2013 

      Tudo incrível mesmo, Fi! Sensacional!

      Responder
  • Vera Maria abr 04, 2013 

    Adorei o passeio! É como se eu estivesse nesses lugares que me encantaram! Bárbaro! Parabéns e continue nos presenteando com todas essas maravilhas!

    Responder
    • tatiana abr 05, 2013 

      Oi Vera, obrigada! Fico super feliz que esteja curtindo!

      grande beijo,

      Tatiana

      Responder
  • chunaram meghwal abr 12, 2013 

    Nice pictures tati madam.

    Responder
    • tatiana mai 03, 2013 

      Thanks friend!

      Responder
  • Robertson mai 15, 2013 

    Mais que inveja de você…rsrsrs
    Parabéns, perfeito!

    Responder
    • tatiana mai 15, 2013 

      Não fique! Faça e malas e ponha o pé na estrada ; )

      Obrigada por seguir!

      Responder
  • Angela Aboudib set 10, 2013 

    Genial ! Fotos deslumbrantes e descrição ” geoclimatopográfica” detalhada e divertida ! Lindo , beijo

    Responder
    • tatiana set 17, 2013 

      Uau!!! Geoclimatopográfica? Adorei!

      Responder
  • ROSÂNGELA nov 16, 2013 

    Pretendo ir à Croácia, mas de carro. Pelo que você descreveu tudo pareceu bem tranquilo nas estradas. Em quantos dias se vai de Zagreb à Dubrovnik com tranquilidade para ver todos esses lugares lindos que vc viu? Outra coisa, em qual mês vc fez sua viagem?

    Responder
    • tatiana nov 17, 2013 

      Oi Rosângela, minha visita à Croácia foi ano passado, no mês de agosto. Fazia um calor insuportável. Por isso recomendo os meses de abril, maio e setembro. A temperatura é mais agradável e não se encontra aquelas hordas de turistas.

      De Zagreb a Dubrovnik são mais ou menos 600 km, umas 7 horas de viagem. Vai depender de quanto tempo você tem, mas eu recomendo no mínimo uma semana. Você pode dirigir pela costa, visitar as ilhas, conhecer Zagreb, Trogir, Split, e ainda na volta para Zagreb, passar por Plitvice Lakes National Park.

      Acho que você vai adorar!

      Obrigada por seguir o Motto Slow Travel ; )

      Tatiana Perim

      Responder
  • elizabete przybysz dez 01, 2013 

    Oi Tatiana!
    Tenho amigos na Croácia e Sérvia que sempre me convidam para passear e conhecer o país. Tem voo do Brasil p/ Croacia ou Sérvia ou tem que fazer conecção na Itália?
    Sua viagem foi incrível. Parabéns! Aguardamos outras postagens! Bjs

    Responder
    • tatiana dez 02, 2013 

      Oi Elizabete, acho que não tem um voo direto para Zagreb, muito menos para a Sérvia. Acredito que você não vá escapar de 1 ou 2 escalas. Tem um site que gosto muito para ver as opções de itinerários: http://www.kayak.com.br/ Depois faço uma outra pesquisa com os itinerários sugeridos no Kayak e comparo com preços de outros sites de viagem e das próprias companhias aéreas. As vezes se encontra preços mais baixos. O Kayak já teve preços melhores, hoje acho o serviço caro demais.

      Boa sorte na busca e boa viagem! Tenho certeza que vai ser uma viagem incrível, como uma local!

      Tatiana Perim

      Responder

leave a comment

Instagr.am